Engenharia de Prompt para LLMs: Dominando o zero-shot, few-shot e cadeia de pensamento

Quando Usar (Prompt, RAG, Fine-Tuning)?

  • Prompt: Ideal para tarefas rápidas, onde uma simples reestruturação da pergunta pode resolver o problema.
  • RAG (Retrieval-Augmented Generation): Útil quando há necessidade de integrar informações externas não contidas no modelo.
  • Fine-Tuning: Necessário para tarefas muito específicas onde é vital adaptar o modelo às particularidades do domínio de aplicação.

Introdução a Engenharia de Prompt

Temperatura

  • Baixa temperatura: Respostas mais previsíveis e direcionadas, ideais para tarefas que exigem precisão, como responder a perguntas de forma concisa.
  • Alta temperatura: Respostas mais diversas e inesperadas, perfeitas para gerar ideias criativas ou textos mais artísticos.
Prompt: "Era uma noite escura e tempestuosa..."

Resposta: "O vento uivava nas árvores e a chuva caía torrencialmente. Todos estavam abrigados em suas casas, esperando o amanhecer."
Prompt: "Era uma noite escura e tempestuosa..."

Resposta: "O vento uivava nas árvores, enquanto dragões de fogo dançavam no horizonte e portais para outras dimensões se abriam em meio ao trovão."

Top_p

  • Baixo Top_p: O modelo se concentra em um conjunto menor de palavras mais prováveis, resultando em respostas mais focadas e coerentes.
  • Alto Top_p: O modelo considera um conjunto maior de palavras, permitindo respostas mais diversas e exploratórias.
Prompt: "Era uma noite escura e tempestuosa..."

Resposta: "O vento uivava nas árvores e a chuva caía em torrentes, batendo contra as janelas. Relâmpagos iluminavam o céu e trovões retumbavam ao longe."
Prompt: "Era uma noite escura e tempestuosa..."

Resposta: "O vento uivava nas árvores, e a chuva caía pesada, criando poças na estrada. Gatos pretos corriam pelos telhados, assustados com os trovões incessantes."

Zero-shot Prompting

  1. Versatilidade: Pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas sem necessidade de exemplos específicos.
  2. Eficiência: Reduz a necessidade de preparação de dados e curadoria de exemplos.
  3. Simplicidade: Simplifica a interação com o modelo, pois basta formular a pergunta de forma clara e direta.
Prompt: "Explique o conceito de entropia em física."

Resposta: "Entropia é uma medida da desordem ou aleatoriedade em um sistema. Em termos termodinâmicos, ela quantifica a quantidade de energia em um sistema que não está disponível para realizar trabalho. 

Few-shot Prompting

  • Flexibilidade: Pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas, oferecendo mais contexto ao modelo do que zero-shot prompting.
  • Precisão Melhorada: Fornecer exemplos ajuda o modelo a entender melhor a tarefa, resultando em saídas mais precisas.
  • Redução de Treinamento: Menos necessidade de treinamento adicional do modelo, aproveitando o conhecimento pré-treinado.
Prompt:
Classifique os sentimentos das seguintes frases:
1. Frase: "Eu amo este filme!"
   Sentimento: Positivo
2. Frase: "Este restaurante é horrível."
   Sentimento: Negativo
3. Frase: "O livro é bastante interessante."
   Sentimento: Positivo
Classifique o sentimento da seguinte frase:
4. Frase: "Estou muito decepcionado com o serviço."

Resposta:
Sentimento: Negativo

Cadeia-de-Pensamento Prompting (Chain-of-Thought Prompting)

  • Clareza: Ajuda a estruturar a resposta do modelo, tornando-a mais clara e lógica.
  • Precisão Melhorada: Reduz a probabilidade de erros ao dividir a tarefa em etapas menores.
  • Versatilidade: Pode ser aplicada a uma ampla variedade de tarefas, desde problemas matemáticos até análises de texto complexas.
Resolvendo o problema passo a passo:
Problema: Um trem viaja a 60 km/h e percorre uma distância de 180 km. Quanto tempo o trem leva para completar a viagem?
Passo 1: Identifique a fórmula apropriada. A fórmula para o tempo é distância dividida pela velocidade.
Passo 2: Aplique os valores na fórmula. Tempo = 180 km / 60 km/h.
Passo 3: Calcule o resultado. Tempo = 3 horas.

Agora, resolva o seguinte problema passo a passo:
Problema: Um carro viaja a 80 km/h e percorre uma distância de 240 km. Quanto tempo o carro leva para completar a viagem?
Resposta:
Passo 1: Identifique a fórmula apropriada. A fórmula para o tempo é distância dividida pela velocidade.
Passo 2: Aplique os valores na fórmula. Tempo = 240 km / 80 km/h.
Passo 3: Calcule o resultado. Tempo = 3 horas.

Árvore de Pensamento (Tree of Thoughts)

  • Exploração Abrangente: Permite explorar múltiplas soluções potenciais antes de tomar uma decisão.
  • Raciocínio Estruturado: Ajuda a estruturar o raciocínio do modelo de forma lógica e organizada.
  • Versatilidade: Pode ser aplicada a uma ampla gama de problemas, desde decisões complexas até soluções de problemas matemáticos.
Vamos resolver um problema matemático complexo explorando diferentes caminhos:
Problema: Resolver a equação quadrática x^2 - 5x + 6 = 0.
Passo 1: Tente fatorar a equação.
  - x^2 - 5x + 6 = (x - 2)(x - 3) = 0.
  - Soluções: x = 2 ou x = 3.
  
Passo 2: Se a fatoração não funcionar, use a fórmula quadrática.
  - x = [-b ± sqrt(b^2 - 4ac)] / 2a.
  - Para x^2 - 5x + 6 = 0, a = 1, b = -5, c = 6.
  - x = [5 ± sqrt(25 - 24)] / 2.
  - Soluções: x = 2 ou x = 3.

Agora, resolva a equação quadrática x^2 + 2x - 8 = 0 usando uma abordagem semelhante.
Resposta:
Passo 1: Tente fatorar a equação.
  - x^2 + 2x - 8 = (x + 4)(x - 2) = 0.
  - Soluções: x = -4 ou x = 2.
  
Passo 2: Se a fatoração não funcionar, use a fórmula quadrática.
  - x = [-b ± sqrt(b^2 - 4ac)] / 2a.
  - Para x^2 + 2x - 8 = 0, a = 1, b = 2, c = -8.
  - x = [-2 ± sqrt(4 + 32)] / 2.
  - Soluções: x = -4 ou x = 2.

Conclusão: As soluções da equação são x = -4 e x = 2.

Conclusão

OpenAI documentation
How Temperature, Top_p, and Top_k Shape Large Language Models
Prompt Engineering Guide

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